domingo, 4 de agosto de 2013

Aula de Língua Portuguesa/ Literatura e História

Musica

Feijoada completa

Mulher, você vai gostar,
Tô levando uns amigos para conversar,
Eles vão com uma fome que nem me contém,
Eles vão com uma sede de anteontem
Saca a cerveja estupidamente gelada para um batalhão,
E vamos botar água no feijão.


Mulher, não vá se afobar,
Não tem que por a mesa, nem dar lugar
Põe os pratos no chão, e o chão tá posto,
E prepare as linguiças pro tira-gosto
Uca, açúcar, a cambuca de gelo e limão,
E vamos botar água no feijão

Mulher, você vai fritar (ah vai) um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja Bahia ou da seleta,
Joga o paio, Carne seca, tocinho no caldeirão,
E vamos botar água no feijão.

Mulher, depois de salgar, presta bem atenção
Passa um bom refogado que é pra engrossar
Aproveita a gordura da frigideira,
É melhor temperar a couve mineira,

E diz que ta dura, pendura, fatura no nosso irmão,
E vamos botar água no feijão.

Mulher, você vai fritar um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja Bahia ou da seleta,
Joga o paio, Carne seca, tocinho no calderão,
E vamos botar água no feijão

Mulher, depois de salgar (Não vai salgar muito)
Passa um bom refogado que é pra engrossar
Aproveita a gordura da frigideira,
É melhor temperar a couve mineira,
E diz que ta dura, pendura, fatura no nosso irmão,
E vamos botar água no feijão.

Não esquece o alho, bastante alho
Pra dar aquele né
Não bota pimenta do reino não
E não esquece a cerveja bem geladinha que é pra descer bonito
Ô amigo, traz uma aí pra gente xará
Pode deixar que eu trago
Fica tranquilo que eu não vou deixar a banana comer o macaco

1ª etapa: breve exposição sobre os  principais fatos políticos relacionados à última Ditadura Militar, concentrando-se no retorno dos exilados políticos.  (Professor de História)
2ª etapa: sessão de imagens. Apresentada  pelo professor de Língua Portuguesa/Literatura.
Veja sugestões de imagens, a seguir.

Imagem 1, encontra-se no site


  
O cartaz acima trata da campanha em prol da anistia aos exilados e presos políticos. Em letras menores, lê-se:
Pela Liberdade Imediata dos Presos Políticos.
Pela Volta de Todos os Exilados.
Pelo Esclarecimento sobre os Mortos e Desaparecidos.

Imagem 2: a imagem encontra-se em


Passeata pelo fim da Ditadura e pela anistia aos exilados políticos 
Professor: acessando o endereço abaixo, você encontrará um texto sobre a Lei da anistia, que poderá lhe ser útil como fonte de informação.


Leonel Brizola, considerado um dos maiores inimigos do governo, acena para a multidão.

3ª etapa: discussão sobre o assunto (Ditadura) e sobre o tema (A volta dos exilados).
Nesse momento, os alunos poderão receber um texto (sugere-se um fichamento) com os tópicos apresentados, para, em seguida, apresentarem suas dúvidas e comentários. 
 4ª etapa: escuta da música “Feijoada completa”, de Chico Buarque, que você pode encontrar no site
Após a escuta, deixe a letra projetada na tela e elabore a atividade abaixo, por escrito.

Atividade 1
a) A conversa mantida pelo marido com a esposa se dá em presença? Comprove sua resposta.
b) Quais são as instruções passadas pelo marido à mulher quanto ao arranjo da festa e ao preparo da feijoada?
c) Considerando o contexto político e a finalidade para a qual a música foi encomendada, explique os versos
·         “eles vão com uma fome que nem me contem
·         eles vão com uma sede de anteontem”

Aulas 3 e 4
Professor: inicie a aula projetando as imagens abaixo. Solicite aos alunos que identifiquem quem é a pessoa caricaturada. Peça também que levantem algumas informações sobre Verissimo, a partir dos índices apresentados. Chame a atenção deles para a leveza nos traços e relacione esse aspecto com a leveza que o autor imprime aos seus textos, característica estilística que ele mantém, mesmo quando aborda questões conflituosas.

Estratégias de leitura
1) Observe que a narrativa foi escrita em 14 pequenas cenas, separadas por um espaço duplo. Elas serão lidas por você e mais 6 alunos-colaboradores. Selecione antecipadamente esses alunos para que façam uma leitura preliminar em casa. Eles deverão também preparar uma questão para a discussão que será empreendida no final da leitura, tendo em vista a compreensão da história.
2) Comece, você, professor, fazendo uma leitura interativa e bem expressiva da primeira cena, carregada pela tensão vivida pela personagem Carol.
3) Vá alternando a leitura das demais cenas entre os alunos até a penúltima.
4) Finalize, lendo a última cena.

Observações
1) Cada leitor lerá duas cenas.
2) Jeanne Moreau (pronuncia-se Jane Morrô) é uma famosa atriz francesa. Pauvre type pronuncia-se “pôvre tipe”.
Terminada a leitura, promova uma interação com os alunos sobre a história. Solicite que seus colaboradores iniciem uma discussão, colocando em pauta as questões que planejaram em casa. 
Sistematize a discussão, aplicando oralmente a atividade abaixo.

Atividade 2
a) Qual é o tema dessa história?
b) O título está adequado? Qual é a importância da feijoada no desenrolar da trama?
c) Quem são os personagens? Qual deles vivencia o conflito amoroso?
d) Em algum momento Pedro se sente um estorvo na vida de Carol?
e) Que função desempenha a personagem Milene? O que ela pensa a respeito de Pedro?
f) Qual é o foco narrativo?
g) Um conto caracteriza-se por apresentar vários clímax. Dê exemplos para essa afirmativa.
h) Carol é uma mulher bem casada?
Terminada a sistematização oral, distribua a atividade abaixo sobre a linguagem do texto, para ser feita por escrito, em dupla.

Atividade 3
1) No texto de Verissimo, narrador e personagens usam apenas o registro coloquial, com fortes marcas da oralidade. Assim, apresente exemplos e dê justificativas para o uso de:
Frases curtas
Formas de tratamento
Uso de palavrões
Gírias
Inobservância da regência verbal

2) Uma característica do português do Brasil é o uso de pronomes oblíquos iniciando orações. Essa peculiaridade tão típica da oralidade pode ser observada em:
a) “-Eu me atrasei um pouco, Pedro. Foi o que deu pra fazer.”
b) “-Me empresta um dinheiro pra comprar cerveja?”
c) “-Você enlouqueceu, mulher!”
 3) Leia o fragmento abaixo e explique a preferência pelo uso do pronome ele na função de objeto direto.
 “Olhando ele tomar café, xícara numa mão e pão na outra, de pé, pronto para sair correndo para o seu amado futebol, ela pensa: é um pobre tipo.” (Cena 3)

 Aulas 5 e 6
Professor: essas aulas estão destinadas à elaboração da atividade abaixo. Você poderá aplicá-la individualmente ou em dupla. Por escrito.

Atividade 4
 a) Marque V  ou  F.
Em “Feijoada completa”, Carol cria a seguinte imagem de Pedro:
(   ) Um cara simpático até dormindo, está sempre bem-humorado. Quando ela está aborrecida, ele passa a mão em seus cabelos para reconquistá-la. 
(   ) Um funcionário competente que às vezes gosta de fazer média com o chefe. Apesar disso, não consegue se destacar. Ele nunca traz dinheiro para casa.
(    ) Um amigo que não hesita em pôr o seu emprego em risco para defender um colega em apuros. O que pensar de alguém que faz isso, ela se pergunta. 
(    ) Um sujeito carinhoso, que sempre a tratou bem. Apesar de ter uma ambição desmedida, não progride e é um songamonga.
(    ) Um esposo zeloso, ambicioso, com muitos planos de vida. Ela pensa em viver o resto de seus dias com ele para juntos realizaram todas as conquistas.

b) O que o pai de Carol pensa sobre o casamento da filha?
c) Releia a cena 3 e explique o que Carol quis dizer quando chamou Pedro de pauvre type.
d) Releia a última cena. Carol volta a se referir a Pedro como pauvre type. Dessa vez, o que mudou?  
e) Carol foi orientada por Milene a não fazer a feijoada e sair de casa. Essa decisão, se tomada, seria a gota d´água para o fim do relacionamento. Num primeiro momento foi isso o que Carol fez. No entanto ela se arrependeu e voltou às pressas para casa. No percurso, ela fez um inventário mental. Qual foi o resultado desse inventário? A feijoada de Carol ficou mesmo completa?
f) Identifique semelhanças e/ou diferenças entre a música de Chico e o conto de Veríssimo.
g) Existe um livro cujo título é “A solidão da mulher bem casada”. Responda: na sua opinião, esse poderia ser o caso de Carol? O que afinal a incomodava no casamento? 
h) Jamais saberemos se a carta foi lida por Pedro. O conto termina deixando no leitor uma sensação de incerteza e de curiosidade. Mas podemos imaginar algumas possibilidades. Tente uma delas e crie o seu desfecho.  

Recursos Complementares
VERISSIMO, L.F. Feijoada completa. In: BRESSANE, Ronaldo (Org.) Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HOMEM, Wagner. Histórias de canções: Chico Buarque. São Paulo: Leya, 2009.
"O inconformismo social no discurso de Chico Buarque"
Biografia de Verissimo

Avaliação
Os alunos deverão ouvir a música Acorda, amor, composta em 1974 por Chico Buarque,  com os pseudônimos Leonel Paiva – Julinho da Adelaide, pois o nome de Chico já figurava numa espécie de lista maldita da censura. “A canção descreve uma prisão muito parecida com a de Chico, quando, em dezembro de 1968, foi surpreendido dentro de casa por agentes da ditadura, que o levaram para depor.”
A letra e o vídeo estão disponíveis em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45103/

Em seguida, deverão responder às questões abaixo.
a) Na 1ª estrofe, o eu lírico acorda assustado chamando alguém. A quem ele se refere com a expressão amor?
b) Considerando o contexto político, quem era a dura?
c) No seu desespero, quem ele preferia que estivesse invadindo a casa: a dura ou o ladrão?
d) Que outra expressão é usada na segunda estrofe para se referir à dura?
e) Que recomendações ele faz à amada na 3ª estrofe?
f) Que versos da 4ª estrofe expressam a sensação de encurralamento vivida pelo eu lírico?

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