domingo, 4 de agosto de 2013

Aula de Matemática e Língua Portuguesa Interdisciplinaridade relacionada ao Meio Ambiente e Cidadania.

ELABORANDO RECEITAS INTELIGENTES: APRENDENDO COM A CULINÁRIA ALTERNATIVA .
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino                     Componente Curricular                            Tema
EJA- 1º ciclo       Leitura e escrita de texto                                                          Língua Portuguesa         
EJA - 1º ciclo                                                      Medidas                                   Matemática            
EJA - 1º ciclo                         Estudo da Sociedade e da Natureza                 O Homem e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial                            Alfabetização                             Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial                            Matemática                                Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial                           Língua Portuguesa                       Língua escrita:
                                                                                                                      prática de produção de textos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         -Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais;
·         -Reconhecer a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação;
·         -Reconhecer a importância da utilização integral do alimento;
·         -Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e qual medida foi utilizada;
·         -Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada;
·         -Utilizar corretamente a pontuação.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-Professor é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos poderão propor esta atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo  possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim  contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Mas, nestes casos, você poderá ser o escriba, para que ele possa confrontar as hipóteses que tem, com a forma correta da escrita da palavra .Para este trabalho, resgate os conhecimentos prévios que eles apresentam sobre receitas culinárias e outros gêneros textuais (texto jornalístico, narrativos e outros)
Estratégias e recursos da aula
Professor nossa aula está estruturada em três momentos, porém a forma como você vai conduzi-las e a interação dos alunos nas atividades, é que determinarão a duração de cada momento e os desdobramentos que poderão ocorrer. Veja como a aula está organizada:
 Aula interativa;
·         Um bolo ou outro prato feito a partir de ingredientes alternativos (cascas, sementes, talos ou outros);
·         -Dinâmica de sensibilização: que delícia!
·         -Cartaz ou folha com a receita do bolo de casca de banana;
·         -Pesquisa sobre receitas alternativas;
·         - Produção de texto oral e escrita;
·         -Desenho ilustrativo;
·         Almoço de alunos, pais e profissionais da escola com os pratos produzidos pelos alunos.  
1º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.
A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.
-Professor esta atividade pretende além de trabalhar com receitas, despertar nos alunos o interesse por uma alimentação saudável, para isso vamos apresentar receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo preparando os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

SENSIBILIZAÇÃO: QUE DELÍCIA!
-Professor para despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem.
-Faça uma surpresa! Leve um bolo de casca de banana e sirva na hora do lanche, depois que eles degustarem questione-os sobre os ingredientes:
-Do que vocês acham que foi feito este bolo?
-Qual seria o principal ingrediente? -Vocês comem a casca dos alimentos? Por quê?
-Lembrem-se, para que possamos aproveitar as cascas elas devem estar bem limpas e saudáveis, ou seja, sem pontos estragados.
-Leve para sala um cartaz com a receita do bolo que você preparou, ou reproduza a receita para que eles colem no caderno. É importante sistematizar a atividade com a escrita da receita.

Você encontrará vaias receitas.
A culinária brasileira é feita de vários pratos deliciosos. Vamos fazer uma Feijoada vegetariana. Nesse prato típico temos muitas alternativas.

FEIJOADA VEGETARIANA
INGREDIENTES
1 litro de água
50g Proteína Texturizada de soja em pedaços
200g de Feijão Azuki
1 talo de Aipo picados
20g de coentro picados
50g de Cenoura picada
50g de Mandioquinha picada
50g de Inhame picado
Sal a gosto
100g de Ricota Defumada em cubos
1 Folha de louro
Tomilho desfolhado a gosto
200g de Cebola Picada
5 Dentes de Alho picados
1 Alho poro pequeno picado
1 pimenta dedo de moça média picada
Meio maço de cheiro verde picados
50 ml de molho de soja
10 ml Azeite

MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão refogue metade da cebola e do alho em um fio de azeite, Adicione o feijão,tomilho e louro.Feche a panela e deixe ferver por 15 minutos.
Hidratar a soja em água quente com molho de soja e depois fatiá-las.
Faça um refogado com o alho, aipo,cenoura,mandioquinha,soja,inhame e a pimenta picados.
Retirar a pressão da panela e acrescentar o regofado,e com uma concha do caldo do feijão deglaçar a panela do refogado para terminar de retirar o suco.Deixe cozinhar até que fique macio e achocolatado.
Finalizar com cheiro verde e coentro picado.
A pimenta e opcional.dá um toque especial pra quem gosta.
Para quem acha que vai faltar carne se engana,porque a soja dá uma textura de carne e a ricota com gosto de lombo defumado é impressionante.Imperdível

EXPLORANDO A RECEITA – (LÍNGUA PORTUGUESA):   
1.      -Leia a receita da Feijoada vegetariana e responda as questões a seguir:
2.      - Este é um texto científico ou instrucional? Por quê?
3.      -Ele é escrito como um texto de jornal? Como uma história?
4.      -Qual é a diferença deste texto (receita) com os outros que você conhece?
5.      -Para utilizarmos as cascas de banana o que devemos fazer antes?
6.      -Qual é a parte do texto que explica como fazer a feijoada?
7.      -Qual é sua opinião sobre esta receita?   
8.      Qual a pontuação utilizada no texto para separar os nomes dos ingredientes?

VERIFICANDO AS MEDIDAS: (MATEMÁTICA)
1.      -Quais ingredientes são medidos em xícaras?
2.      Quais ingredientes são medidos em colheres?
3.      Se juntarmos todas as medidas dos ingredientes quantos usaremos no feijão?
4.      Qual é o total do peso da feijoada? 

PESQUISANDO:
-Professor solicite que seus alunos pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito,  receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Não precisa ser de doce, podem ser pratos salgados, doces, bolos, sucos ou outros.   
2º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma. -
-Professor solicite que os alunos leiam as receitas que trouxeram. Escolham uma receita que apresenta diferentes formas de medir os ingredientes, tais como: litro, kg, dúzia, xícara ou outros.
-Questione-os sobre estas diferenças e a importância em conhecermos estas medidas, pois elas são determinantes na elaboração do prato.
-Discuta com eles sobre a importância em aproveitarmos os alimentos, de evitarmos o desperdício. As cascas que muitas vezes são desprezadas são importantes fontes de vitaminas.
-Professor que tal sugerir que elaborem o caderno de “receitas: culinária ”, este seria um excelente presente para as mães, pois além de ser confeccionado pelo aluno ainda será muito útil.
-Os alunos da EJA, poderão confeccionar para eles/as ou para suas mães, esposas/os ou irmãs.
-Solicite que façam uma ilustração relativa à receita.

-CRIANDO O CADERNO: CULINÁRIA ALTERNATIVA
 (um portador de texto) 
-Você poderá utilizar a reprodução com a própria letra do aluno ou digitar. Para facilitar, poderá reduzir o tamanho dos textos (receitas), assim a reprodução não ficará cara, veja um exemplo.  
Professor combine com seus alunos um almoço na escola para todos os alunos e seus pais, além de divulgar a atividade e trabalhar a função social da escrita ela também é um importante espaço para integração entre a escola e a família.   
3º Momento – Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

PREPARANDO O ALMOÇO
Para realização é importante fazer o planejamento.       
Objetivo do almoço:
 Divulgar para as famílias dos alunos que é possível criar receitas com preços baixos, saudáveis e alternativas.

PLANEJAMENTO DO ALMOÇO.  
 Dia e horário: (a definir)
 Local da realização da refeição (cantina da escola)
 Material necessário para servir o almoço: (mesas, forros de mesa, pratos, talheres, guardanapos, tocas de não tecido, aventais e outros)
Elaborar convite para as famílias (cada aluno elabora o seu ou escolhem um modelo e padronizam ou então fazem um coletivamente)
Solicitar permissão da direção da escola para a realização do evento (elaborar coletivamente uma solicitação por escrita).

Obs:  No caso das crianças deverão fazer os pratos com a ajuda de um adulto, mas precisam participar de todo o processo para que possam explicar como foi elaborado o prato e seus ingredientes.
Avaliação do evento deverá ser realizada logo após a sua realização.

Recursos Complementares
Existem vários sítios que trazem receitas alternativas, apresentamos alguns que você poderá pesquisar: 



Avaliação
·         -Professor verifique se seus alunos conseguiram diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais, para isso fique atento às respostas.
·         -Na escrita da receita, observe se eles utilizam a pontuação corretamente.
·         -Ao trazerem as receitas para sala discuta com eles sobre a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação, assim você saberá se perceberam esta importância;
·         -Verifique as respostas dos alunos às questões de Matemática e observe se compreenderam as diferentes medidas que são utilizadas em uma receita e a partir desta atividade explore melhor o sistema de medidas; 

Autor e Coautor(es)
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Coautor(es): Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
  




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